De bico aberto

Os humanos são uns animais territorialistas.

Todos nós somos, mas eles são ainda mais. Quando você chega perto de um cachorro que aclamou aquele espaço da terra como dele, ele rosna. Talvez ele te ataque. Os humanos, não.

Eles têm papéis que dizem que a terra é deles. Não sei quem deu esse papel a eles, já que a terra é de todo mundo. Mas eles parecem se orgulhar desse papel mais do que o que fazem com a terra que lhes pertencem.

Deve ser estranho ser humano.

E há muito muito tempo, eles destroem as nossas casas, sem perguntar se eram nossas. Os papéis devem dizer que a casa agora é deles, e não ganhamos nada com isso. Mas dessa vez foi pior.

Nós acordamos com o calor. Sem conseguir respirar. A nossa casa estava pegando fogo. Perdemos nossos filhotes e alguns da nossa família. Tivemos que voar por dias até encontrar lugar seguro.

Agora essa é nossa casa, até que alguém venha nos tirar daqui. Mas essa é a casa deles também.


Eu escrevi essa crônica curta porque tenho observado muitos pássaros de bico aberto na minha região. Como qualquer sintoma, eu fui pesquisar no Google. Descobri que isso é um sinal de que eles não estão respirando normalmente. Por causa do calor e da baixa umidade do ar, eles sofrem. Nós sofremos. Todos nós.