Informação nos ouvidos

Eu ainda vou falar bastante por aqui sobre como a tecnologia muda as nossas vidas

E nossas vidas são transformadas pela tecnologia de formas que nem pensamos mais. Está intrínseco no ser humano. “As crianças já nascem com o celular na mão” justificam as pessoas de mais idade, que dificilmente conviveram com televisão quando eram também crianças.

Falando mais especificamente sobre a internet, ela revolucionou o que é ser humano. Deixe-me explicar:

Com o desenvolvimento da fala, e por meio de desenhos e escritas, nós desenvolvemos a linguagem. E a linguagem nada mais é do que pegar uma informação que está na sua cabeça, e codificá-la de forma que ela entre na cabeça do outro. “Estou com dor” você diz. E a pessoa, que já teve dor, entende esses barulhos que você faz com a boca. Capta a sua mensagem, e sabe o que fazer a partir do processamento dela.

Toda linguagem é transmissão de ideias. Quando desenvolvemos escrita, houve um salto tecnológico nas ferramentas manuais. Um texto escrito sobrevive muito mais ao tempo do que uma mensagem oral. Assim desenvolvemos também a cultura.

Alguns milênios depois, a mesma escrita desenvolvida em algum lugar do Oriente Médio era impressa em livros na Europa. E, mais recentemente, a internet.

Agora a informação pode ser acessada em qualquer lugar, como um aparelho igual ao que você tem nas mãos.

Hoje, mais ou menos igual a uma cena icônica do filme Matrix (2000) onde o Neo é conectado a um computador, e informações são baixadas no seu cérebro, você também pode saber Kung Fu.

Não só Kong Fu, mas por meio de podcasts, como o Scicast, Naruhodo e Nerdcast, você pode saber tudo sobre um assunto específico, em alguns minutos.

Essa é minha recomendação dessa semana.

Você quer saber por que mentimos? Por que temos dor de cabeça? Se existe causa para depressão? O Naruhodo tem um episódio sobre isso.

Quer saber a história do Japão, por que existe o câncer, ou como funciona a meteorologia? O Scicast tem um episódio muito bom sobre isso, com certeza.

Precisa estudar sobre a Segunda Guerra Mundial, ou a história do Brasil? Entender como funcionam os vírus ou buracos negros? O Nerdcast pode te ajudar. E você vai dar boas risadas aprendendo.

A informação hoje está nas suas mãos. E, ainda mais nessas dicas que eu dei, nos seus fones de ouvido.