Conforto da casa

Nós juntamos madeira, aprendemos a cozinhar e moldar o barro, amontoando sobre cal e outras coisas que conseguimos extrair das pedras. Fizemos casas com esses amontoados de coisas, e moramos nelas. Era ótimo, porque nos protegia do sol, do vento, dos animais carnívoros que querem nos matar de dia, e dos peçonhentos que querem nos matar de noite.

Faltava um pouco de ventilação e claridade, mas tudo bem, porque descobriram que, se você esquentar bastante a areia (isso mesmo. A areia que a gente pisa, e que tem na praia) ela vira um material transparente moldável também, e é ótimo pra entrar um pouco de claridade. Chamamos de Vi-dro. Se você juntar ele com madeira, dá pra fazer janelas, e aí está perfeito. Nem precisamos mais daquelas aberturas no telhado, que só servia pra goteira.

O chão, que era bem batido, precisava de uns retoques. Sei lá, vidro não dá. Mas a gente podia tentar usar pedras, ou algum tipo de argila ou cal. Ficou bom.

Agora tínhamos um lugar seguro e livre de bichos. Fomos enchendo ele de móveis e coisas úteis para o dia a dia. Um fogão era bom. Lugar pra colocar as coisas, guardar a água, a comida. Seria legal começar a separar em cômodos. Bota mais janelas. Faz uma entrada pra cada cômodo…isso! Uma porta.

De noite fica escuro, põe um suporte pra lamparina, assim…exatamente. Parece que, se colocar a água em canos, ela corre até pra cima. Que coisa, né? Faz assim…coloca uma pia. Tenta trazer o banheiro pra cá também. Não, não dá doença, não. Fica tranquilo.

Eletricidade? Legal. O que dá pra fazer com isso? Truque de mágica, motor, dar choque. Parece que dá pra fazer lâmpada. Gostei. Vamos iluminar a casa com isso. Esconde os fios, aumenta a intensidade da luz.

Azulejo, instala azulejo que fica lindo. Pinta, passa massa corrida. Chão de madeira é uma chiqueza só. A geladeira vai ficar naquele canto ali. Agora a gente faz tudo planejado. Armário, guarda roupa, tudo.

Alexa, apaga a luz. Liga o ar condicionado. Me acorda amanhã às 7 com um café fresquinho e minha playlist favorita do Spotify.