Matemática Aplicada na Vida Real

Eu aprendi a fazer contas. Sei que, juntando cem reais em doze vezes, eu tenho mil e duzentos reais. Acontece que a matemática, assim como todas as outras matérias da escola, vão dificultando da primeira série até o ensino médio. Mas especialmente a matemática.

Aliás, tudo que vai dificultando com o passar do tempo, aumenta a tendência a quebrar. E ainda estou falando da matemática. E isso fica muito claro porque, na quarta série, juntar cem reais todo mês dá mil e duzentos reais mesmo.

Na vida real é muito mais complexo. Não é tão preciso. Juntar cem reais por um ano, por exemplo, te dá um déficit de trezentos reais, e no final você tá pagando boleto e fatura do cartão com o décimo terceiro.

Essa aqui é uma conta básica da vida real. Mas às vezes é difícil mensurar a abstração da realidade da vida adulta. Isso você não aprende na quarta série.

Meu vizinho, por exemplo, tem um carro. Esse carro possui um motor, quatro rodas, um eixo, tudo o que um carro precisa para funcionar e te levar de um ponto A a um ponto B. Acontece que esse carro custa cento e vinte mil reais. Ele faz exatamente o que o meu Palio 97 faz, só que com muito menos estilo.

Eu tento aplicar aqui a matemática da quarta série, e não consigo. Primeiro porque, não consigo imaginar gastar cento e vinte mil reais numa coisa que, no momento que você compra, já está perdendo valor. Da concessionária até a sua casa ele já perdeu uns sete reais de valor ali. Mas até aí tudo bem

Onde a conta não fecha, é que eu teria que trabalhar dez anos para conseguir pagar aquele carro. E não seriam dez anos de economia, não. É dez anos sem almoço e sem janta. Sem aluguel e sem dinheiro pra roupa nova. Eu não ia conseguir pagar a gasolina, muito menos o IPVA.

Mas uma coisa que ainda faz sentido desde a quarta série, é que tudo no universo tem explicação. Meu vizinho é contador. Ele trabalhava contando dinheiro. E quem quer ter dinheiro trabalha com dinheiro, não com arte. É por isso que eu tô aqui, escrevendo texto pro blog. Eu poderia estar por aí dando volta de carro chique, mas estou simplesmente tentando entender o mundo.

Um comentário em “Matemática Aplicada na Vida Real

Os comentários estão encerrados.