Começando do Zero #2

Ok, estamos começando um projeto do zero. Essa página, por exemplo, estava em branco até palavras começarem a serem escritas nela.

E eu fico realmente ansioso ao começar um projeto novo. Pensar nas possibilidades, o alcance, as histórias e personagens que podem ser criados me deixa muito animado mesmo!

Você, leitor do blog Coisas de Pedro, pode dar seus comentários de sugestões e ideias sobre a história que farei aqui na série Fazendo um Livro. Agora vamos ao que interessa…

Bom, nos últimos meses estive pensando em qual seria minha próxima história extensa que eu poderia escrever.

Quase toda semana você lê um miniconto novo aqui no blog, e eu gosto de escrever coisas pequenas assim. Alguns contos nos dão a sensação de entrar e sair de mini universos, é uma experiência interessante de se ler e escrever.

Mas um projeto maior, mais extenso, permite nos aprofundar mais personagens e situações. Passamos mais tempo com eles, num estilo de escrita diferente e isso nos envolve. Muito mais do que contos de 300 palavras me permitem fazer.

Antes de tudo, é preciso saber qual história será contada. Quando for escrever uma historia, pense “que história eu quero contar?”

É preciso saber explicar, em poucas palavras, o que vai ser contado.

Na verdade é algo importante de se estabelecer antes de escrever qualquer coisa. Não queremos gastar nosso precioso tempo lendo ou escrevendo algo que não tenha propósito.

É, falando nisso, o propósito da sua história – ou o porquê de ter escrito – pode ser uma moral, ensinar uma lição, fazer uma crítica ou, simplesmente, a história em si.

Como a maioria das Coisas de Pedro, a história que faremos aqui na série não vai ter muito propósito, não. É, na verdade, um projeto que comecei há um bom tempo, e merece ter uma conclusão.

Logicamente, já pensei em qual história vou fazer. A sinopse dela você pode ler clicando aqui.

Assine o blog com seu email para acompanhar os próximos textos.

Até semana que vem!